Chapadão do Lageado

01/04/2011 14:12

Chapadão do Lageado - Sc

 

Histórico do Município

Vista Aérea Abril 2007

Por volta de 1922, pioneiros de diversas regiões do Estado de Santa Catarina, principalmente dos Municípios de Tubarão, Braço do Norte, Angelina, São José, Bom Retiro e Urubici, subiram de cargueiro a serra do Rio Lageado colonizando a região, trabalhando na agricultura, no cultivo da mandioca e do milho. A maioria de origem Germânica denominou o lugar com o nome de Chapadão do Lageado. Lageado por haver muitas lajes no rio e Chapadão por estar situado na parte alta do Rio Lageado.
Chapadão do Lageado é um Município essencialmente agrícola, possuindo aproximadamente 600 pequenas unidades de produção rural, onde são cultivados principalmente cebola, fumo, milho e feijão.
Através da Lei Estadual nº 9.980, de 29/11/1995, foi criado o Município de Chapadão do Lageado, desmembrado de Ituporanga.

 

Emancipação Política

No início de 1995, iniciou-se uma movimentação em prol da emancipação do Distrito de Chapadão do Lageado, ainda pertencente ao Município de Ituporanga-SC,  numa iniciativa do então suplente de Vereador do PMDB, Antônio Bizatto, acompanhado do ex-vereador do PPB, Arlindo Stein, cabendo a Antônio Bizatto, a presidência da Comissão Emancipacionista, e a Valmir Rosa Correia, a Secretaria. Ainda foram acompanhados das demais lideranças: o atual Prefeito, José Bráulio Inácio, Rogério Mendonça, João Batista Mattos, João Fritsche, Abel da Silva, Sálvio Herdt, Eugênio Roling, Adão Francisco, Agenor Jasper, Alair da Silveira, e Nelson da Silva.
O movimento ganhou força e o apoio popular. Prova disso, foi o resultado do plebiscito, realizado de forma democrática, que apontou 874 votos a favor e apenas 73 contra. No dia 02 de junho de 1995, cinco deputados estaduais visitaram o Distrito e deram parecer favorável à Assembléia para a aprovação da Lei que criaria o novo Município.
Finalmente, através da Lei Estadual Nº 9.980, de 29 de novembro de 1995, sancionada pelo Governador Paulo Afonso Evangelista Vieira, foi criado o Município de Chapadão do Lageado, desmembrado de Ituporanga, com sede no antigo Distrito, que passou a condição de cidade. Por intermédio da Lei Estadual Nº 10.105, de 20 de maio de 1996, foram anexados ao novo Município, às localidades de Ranchinho e Serra do Tanque, desmembradas do Município de Bom Retiro, juntando-se às localidades de Alto Figueiredo, Figueiredo, Rio Lageado, Ilha Grande Sebold, Rio do Meio, Chapadão Rio do Meio, Chapadão Florestal, Alto Rio Saltinho e Rio Saltinho, que, com a sede, formam o MUNICÍPIO DE CHAPADÃO DO LAGEADO.

 

TURISMO

Réplica do Cristo Redentor com 6 metros de altura que esta fixada na Praça da Fé no Centro do Município. Homenagem da Prefeitura Municipal ao povo Lageadense que é muito religioso.

 

 

 

Localizada a 5Km do centro do Município mais precisamente na comunidade Rio Saltinho, a cachoeira do Rio do Salto, com cerca de 90 metros de altura e uma caverna enorme em seu interior, possui mesmo em época de pouca chuva uma exuberante beleza, sendo um atrativo turístico muito procurado.
Segundo relato de pessoas mais velhas, logo no início da colonização caverna servia de moradia a índios denominados na região por bugres.
Além da cachoeira e da caverna o visitante pode apreciar a fauna, a flora e o enorme paredão de rocha existente na trilha que leva a cachoeira.


 

Em Alto Rio Saltinho a 8 km do centro, local de turismo religioso e de aventura. É visitado mais intensamente no dia 12 de outubro, dia no qual pessoas de diversas partes vêm ao local para seguir em romaria até o topo da montanha onde está a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para pedir ou agradecer por graças recebidas.

Com mais de 1000 metros de trilha a Serra como é chamada serve também de local de aventura para vôos de Asa-delta ou simplesmente para escaladas.