Braço do Trombudo

01/04/2011 14:13

Braço do Trombudo - SC

 

História do Município

Entre os anos de 1.920 e 1.921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros que se deslocaram de Blumenau e regiões vizinhas se aventurando a subir as margens do rio Itajaí - Açu, procediam das mais diversas regiões da Alemanha. as primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas.

Nesta época, já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos - km 10, km 15, km 20 e Serril.

Nome Trombudo originou-se do fato de que na região existiam muitas antas, cujas trombas, associadas ao formato do leito do rio que, em suas descidas formava imensas trombas, e pelo fato de que os colonos baseavam-se em fatos da natureza para denominar novos lugares, surgiram daí nomes como Barra do Trombudo, Trombudo Central, Trombudo Alto (Agrolândia) e Braço do Trombudo.

EMANCIPAÇÃO: o município foi emancipado através da Lei Estadual n.º 8.355, de 26.09.91 e sua instalação oficial deu-se em 01.01.93. sendo desmembrado do município de Trombudo Central, mas pertencendo aquela comarca.

 

Turismo do Município de Braço do Trombudo


Os imigrantes alemães vindos de Blumenau e redondezas chegaram à região trilhando caminhos próximos ao Rio Itajaí-Açu por volta de 1920 e 1921. Eles se deslocaram 101 quilômetros de Blumenau, vieram inicialmente montados em animais e mais tarde em carroças, prontos a povoarem novas terras.
Como a região era evidenciada pelo grande número de antas, os imigrantes associavam as trombas desses animais aos leitos dos rios, que por sua vez originavam enormes trombas. A partir disso e da idéia do forasteiro nomear as regiões com base na natureza, surgiu o nome Braço do Trombudo.
Em 26 de setembro de 1991, uma lei estadual determinou que Braço do Trombudo se desmembraria de Trombudo Central e se tornaria um município. Pouco mais de um ano depois, em janeiro de 1993, ocorreu sua instalação oficial.
As principais atividades do campo são a produção de leite e queijos e o cultivo de milho, mandioca, feijão e hortifrutigranjeiros. Fonte: Roteiros Turísticos Regionais.

 

Grupos de Danças Folclóricas

GRUPOS FOLCLÓRICOS - 23 ANOS DE HISTÓRIA PRESERVANDO A CULTURA ALEMÃ EM BRAÇO DO TROMBUDO    
O trabalho com folclore no município de Braço do Trombudo teve início em 1988, por iniciativa do então prefeito Sr. Arnoldo Rinnert (in memoriam), quando o município ainda era Distrito de Trombudo Central. O folclore alemão é um trabalho de resgate e preservação cultural. As danças são trazidas anualmente por professores da Alemanha e repassadas aos grupos fidedignamente, preservando toda a originalidade e as raízes históricas da cultura alemã. Os grupos são filiados à Associação Cultural Gramado, Casa da Juventude, Gramado-RS.

 

Temos quatro categorias:   

  •  GRUPO FOLCLÓRICO SONNENTAL (CASAIS)
  •  GRUPO FOLCLÓRICO STERNENGLANZ (ADULTOS)
  •  GRUPO FOLCLÓRICO FREUNDSCHAFT(INFANTO JUVENIL)
  •  GRUPO FOLCLÓRICO BLUMENLAND (MIRIM)

Os grupos possuem trajes típicos predominantemente da Região Sul da Alemanha (Baviera), especificamente da cidade de Wilheim, escolhido por sua beleza e pela riqueza cultural da cidade.  

 

Contato:

Ingrid Böelling (Chica) Coordenadora

(47) 3547-0466 / 3547-0145

 

Galeria de Fotos

-
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE BRAÇO DO TROMBUDO
-
-  
-
-
A LEITURA E A PESQUISA SÃO ESSENCIAIS PARA APRENDER E APERFEIÇOAR OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA HUMANIDADE. O MUNICÍPIO DE BRAÇO DO TROMBUDO FOI CONTEMPLADO COM O PROGRAMA “UMA BLIOTECA EM CADA MUNICÍPIO” TENDO EM VISTA A FUNDAMENTAL NECESSIDADE DISPONIBILIZAR PARA AS PESSOAS MEMÓRIAS, DESCOBERTAS, RELATOS E FATOS QUE RETRATAM A HISTÓRIA DE NOSSO PLANETA E DA HUMANIDADE. ESTAMOS SEMPRE EM BUSCA A AMPLIAR O ACERVO DA BIBLIOTECA E ADQUIRIR EQUIPAMENTO A FIM DE MODERNIZAR A MESMA, COM VISTAS A UNIR AS MEMÓRIAS COM A TECNOLOGIA.
ESTIMULAR NAS CRIANÇAS, NOS JOVENS E EM TODA A COMUNIDADE O GOSTO PELA LEITURA E O DESEJO DE APROFUNDAR O CONHECIMENTO.

 

 

FONTE:

https://www.bracodotrombudo.sc.gov.br